Ouvidoria
A Ouvidoria permite ao servidor penitenciário e reeducando custodiado pelo Estado registrar, de forma direta ou por meio de um familiar, sua sugestão, denúncia ou reclamação.
Por meio da Ouvidoria, pode-se receber informações sobre ações da administração, objetivando detectar problemas nas unidades prisionais, em cumprimento à Lei de Execução Penal (LEP)
Cabe à Ouvidoria Penitenciária:
- Receber, encaminhar e acompanhar, até solução final, denúncias, reclamações e sugestões a respeito do Sistema prisional alagoano;
- Acompanhar a análise e a tramitação das demandas recebidas e transmitir as soluções dadas ao interessado ou ao seu representante legal;
- Propor às autoridades afins as providências necessárias à melhoria das condições do ambiente carcerário e ao aperfeiçoamento dos serviços prestados à comunidade;
- Realizar visitas periódicas aos estabelecimentos penais com o propósito de ouvir os internos, garantindo o sigilo das informações.
Como denunciar?
Você pode acionar a Ouvidoria para que ela apure suas denúncias relativas ao sistema prisional. Para que elas sejam aceitas, deve-se observar os seguintes requisitos:
- Identificação;
- Endereço para correspondência;
- Nome do estabelecimento prisional;
- Descrição da irregularidade;
- Fundamentação da denúncia que permita a apuração.
Como entrar em contato?
O reclamante pode encaminhar sua manifestação por meio de correspondências simples, e-mail ou formulário eletrônico. As manifestações anônimas serão recebidas e instruídas de forma diferenciada, tendo em vista seu caráter excepcional.
Institucional
Governador do Estado:
José Renan Vasconcelos Calheiros Filho
Secretário da Ressocialização e Inclusão Social:
Coronel PM R/R Marcos Sérgio de Freitas Santos
Ouvidor:
Glauber Luiz de Almeida Melo
Endereço: Complexo penitenciário de Maceió, Rodovia BR-104, km 01, Maceió-AL
Telefones:
82 3315.1756 (Ramal 2002)
0800 095 7998
E-mail: ouvidoria@seris.al.gov.br